terça-feira, 22 de março de 2011

Instalações elétricas inadequadas podem causar mortes

Fios desemcapados ou emaranhados dentro de uma parede. Vários eletrodomésticos ligados na mesma tomada. Será que é seguro? As estatísticas mostram que não. É um grande perigo dentro de casa e que pode provocar choques, incêndios e fazer vítimas. Todas as semanas, há casos com mortos e feridos por causa de instalações inadequadas.

Eletricidade é coisa séria e perigosa. Em Santa Catarina, há cerca de suas semanas, mãe e filha morreram com um choque elétrico, provocado por um secador que estava em cima da pia molhada. Todo ano, mais de cem brasileiros morrem vítimas da eletricidade. O perigo pode estar em muitos lugares dentro de casa.

Ferro de passar em cima da pia. Perto da tomada, uma pilha de papéis e sacos plásticos. "Benjamins", com vários eletrodomésticos ligados. Extensões e fios para todos os lados. “Se a televisão está ligada, você não pode ligar mais nada”, afirma uma senhora.

Foi tentando consertar um mau contato que Madalena quase sofreu um grave acidente. Ela imaginava que os fios em volta de uma lâmpada estavam desligados, mas ao cortá-los, sentiu uma explosão: a tesoura ainda está chamuscada. “A minha sorte é que na escada tem borracha e que eu estava com um tênis que é de borracha”, conta.

Não enxergar o que está atrás das paredes pode dar uma falsa sensação de segurança, mas o perigo é iminente. Instalações elétricas mal feitas e mal conservadas são a segunda maior causa de incêndios no estado de São Paulo, de acordo com estimativas do Corpo de Bombeiros.

Para saber se a sua casa precisa de reparos elétricos, fique atento aos seguintes sinais: tomadas e interruptores que esquentam; quedas freqüentes do disjuntor; geladeira que pára de funcionar por alguns instantes; fios e cabos derretidos; mal cheiro e fumaça.

Manutenção

Em um prédio, os curtos-circuitos eram constantes. O zelador furou a porta de madeira onde ficava parte da fiação: “Para não ficar abafado dentro, porque estava cheio de emendas e fios, para não causar curto-circuito”, diz.

Antes da reforma elétrica, todas as instalações do edifício eram como a da casa de bombas, a única que ainda não foi trocada. O perigo é visível, explica a consultora em segurança Milena Guirão: “Aqui começou mesmo um aquecimento dos fios. Ele precisa realizar uma reforma urgente aqui”.

Na casa de máquinas já está tudo em ordem: “Eles trocaram o cabeamento e colocaram o disjuntor adequado. Isso é bacana”, afirma a consultora.

Além de garantir a segurança dos moradores, a mudança trouxe economia. A conta de luz ficou mais barata. O engenheiro eletricista Ricardo Santos D´Avila da Universidade de São Paulo (USP) explica: com problemas nas instalações, a perda de energia é maior. “Podemos estimar que ela se dá da ordem de 1,5 a 2,5 % da energia que passa pelo medidor”, diz o pesquisador.

As perdas provocadas por instalações elétricas mal feitas chegam a quase R$ 7 milhões por ano. Isso sem contar os gastos para tratar quem sofreu acidente com energia. Ano passado, foram quase 300 casos , só no estado de São Paulo.



Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário